Fale com o Dmae 0800 940 7272

NOTÍCIAS


  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar
10/08/2018 07:55 - Atualizado em 10/08/2018 08:12

Alunos da rede municipal passam o dia na “Fazendinha Buriti”

Por meio da visita guiada, as crianças conhecem a vida rural, animais, recursos hídricos preservados e formas sustentáveis de consumo

 

Nesta quinta (09) os alunos da Escola Municipal Professora Benedita Pimentel de Ulhôa Rocha visitaram a “Fazendinha Buriti”, dando prosseguimento às atividades normais após o retorno do 2º semestre letivo. Desde o início deste ano, o Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em parcerias com o produtor rural Marcos Casassanta, incrementou suas ações com a visita à Fazendinha. As crianças matriculadas em escolas públicas têm acesso gratuito, ilimitado e supervisionado à fazendinha, onde conhecem a vida rural, animais, recursos hídricos preservados e formas sustentáveis de consumo.

Na visita, que faz parte das atividades do Peac, os estudantes puderam conhecer cada espaço da fazenda, desde a criação de animais até a instalação de uma casa no estilo rural. “É uma experiência sensorial enriquecedora, na qual os alunos podem experimentar como é a vida no campo, além de aprenderem um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com a natureza”, ressalta Letícia Dinatto, coordenadora dos Programas Ambientais do Dmae.

A visita é orientada por monitores do Peac. A primeira parada dos estudantes é no paiol, local onde ficam guardados os equipamentos usados na propriedade e os alimentos dos animais. Depois conheceram o quarto com o colchão de palha, a cozinha com suas panelas de ferro e seu fogão à lenha, o banheiro com chuveiro de balde e a “vendinha” – uma espécie de mercearia.

Além da vida no campo, os animais também chamam a atenção dos alunos. Galinha, codorna, pato são algumas das espécies presentes na fazenda. Vacas, cavalos e cabras estavam nas cocheiras se alimentando bem perto das crianças. Sem contar o lago de peixes ornamentais sob a ponte suspensa.

Programa

O Peac desenvolve atividades de educação ambiental há mais de 15 anos. As solicitações de atendimento e/ou visitas ao Peac devem ser feitas pelo telefone 3233-2567 ou pelo email escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.

  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar

FOTOS E IMAGENS


Avenida Rondon Pacheco, 6400 - Tibery
CEP: 38.405-142 / Fone: (34) 3233-4300