Fale com o Dmae 0800 940 7272

NOTÍCIAS


  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar
06/08/2018 14:55 - Atualizado em 07/08/2018 09:07

Uberlândia concorre a prêmio nacional de sustentabilidade

Esta é a primeira edição do prêmio ODS, promovido pelo governo federal

 

A Prefeitura de Uberlândia está concorrendo ao Prêmio Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A indicação valoriza as gestões municipais comprometidas com a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável e metas traçadas para serem concluídas até o ano de 2030.

O município entrou na concorrência com dois programas: Buriti e Novo Agro. O primeiro, coordenado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), foi criado em 2008, durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão, e promove ações de preservação e recuperação de nascentes junto às propriedades rurais. Desde então, o programa já realizou o plantio de mais de 280 mil mudas de espécie nativas e construiu 400 mil metros lineares de cerca, além de recuperação de estradas e barraginhas.

Já o Novo Agro, lançado no ano passado, é um programa realizado pelas secretarias municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo a partir de cinco pilares: Agroindústria de Pequeno Porte, Agroecologia, Piscicultura, Turismo Rural e Gastronomia. O Novo Agro visa transformar atuações já existentes no campo em atividades comerciais de alta sustentabilidade.

 

Reconhecimento nacional

 

O Prêmio ODS é um reconhecimento simbólico e institucional do governo federal com o intuito de promover a visibilidade destas práticas de maneira a servirem de referência na implementação e proposição mais ampla dos compromissos firmados. A Agenda 2030 integra um protocolo internacional assinado em 2015 por mais de 190 países na Assembleia Geral da ONU. Os finalistas serão divulgados em novembro deste ano e a cerimônia de premiação deverá acontecer no mês de dezembro, em Brasília.

 

Muito além do prêmio

 

            A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) implementou um projeto piloto dentro da pasta para aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação é feita em parceria com a Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen-UFU).

O trabalho propõe o levantamento de projetos que estão ligados com as 17 câmaras temáticas que integram o prêmio. Após o levantamento, a secretaria vai estabelecer ações para cumprir com 169 metas e seus respectivos indicadores dentro das práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. A ideia é que esse projeto piloto viabilize a formatação de ações em mais secretarias municipais.

  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar

FOTOS E IMAGENS


Avenida Rondon Pacheco, 6400 - Tibery
CEP: 38.405-142 / Fone: (34) 3233-4300