Fale com o Dmae 0800 940 7272

NOTÍCIAS


  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar
12/03/2018 11:06 - Atualizado em 12/03/2018 13:26

Dia Mundial da Água terá programação especial em Uberlândia

Ações acontecem entre os dias 18 e 24 de março com eventos esportivos, artísticos e culturais

A Prefeitura de Uberlândia prepara, em parceria com a Câmara Municipal, uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Por isso, entre os dias 18 e 24 de março, a cidade contará com eventos artísticos, esportivos e educativos dedicados ao elemento fonte de vida que é essencial para a humanidade. As ações da semana estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e pelo Departamento Municipal de Água (Dmae).

Eventos

 No primeiro dia dessa semana dedicada à água - domingo (18) - os caiqueiros de Uberlândia poderão participar de uma remada ecológica. No dia seguinte (19), um ciclo de palestras terá início, com temas como “Nascentes, conservação e recuperação” e “Potencial dos rios com corredeiras de Uberlândia e região para o turismo”, além de um dia de campo com visita técnica ao Córrego Três Marcos. A programação do dia 21 também contará com um workshop e uma trilha ecológica.

   Já no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a programação terá início na Praça Tubal Vilela, com apresentação da Banda Sinfônica do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º Bimec). No local, a população terá acesso a stands e a palestras, jogos e oficinas. Os visitantes também poderão conferir uma exposição fotográfica sobre o rio Uberabinha.

A semana em comemoração ao Dia Mundial da Água se encerra no dia 24 de março com apresentações de grupos musicais locais celebrando a Hora do Planeta. O evento acontece na Praça Tubal Vilela, às 20h30. A Hora do Planeta é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007.

Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) participa das atividades com uma série de ações de conscientizaçãovisita técnica e mesa redonda. O Programa Escola Água Cidadã(Peac) está incluído na semana de atividades e realizará encontros com a criançada no Praia Clube (dia 18) e na Praça Tubal Vilela (dia 22). Serão apresentados o cine águaoficina de musicalização jogos pedagógicos. As ações serão abertas aos sócios do clube que estiverem no local e para toda a comunidade que for à praça no dia do evento.

Abastecimento

Em Uberlândia, 100% das casas recebem água tratada por meio de duas estações de captação e tratamento ETA Sucupira e Bom Jardim. Uma terceira, a ETA Capim Branco está em construção. Juntas as três estações vão atender a uma população de 1,5 milhão de habitantes.

Saiba mais sobre o Peac

O Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Dmae tem 15 anos de história e já atendeu mais de 250 mil pessoas (até o final de 2017). Seu principal objetivo é educar a comunidade para o uso responsável da água. Escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário, associações de moradores, empresas e muitas outras instituições podem expandir o seu conhecimento em saneamento e em ações de sustentabilidade ambiental.

Saiba por qual razão foi instituído o Dia Mundial da Água

            Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante. Também instituído pela ONU, a água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010.

 

Confira a programação Semana Mundial da Água (18 a 24 de março).

 

 

  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar

FOTOS E IMAGENS


Avenida Rondon Pacheco, 6400 - Tibery
CEP: 38.405-142 / Fone: (34) 3233-4300