Fale com o Dmae 0800 940 7272

NOTÍCIAS


  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar
05/02/2018 09:55 - Atualizado em 06/02/2018 08:18

Dmae atua para minimizar impactos da chuva do fim de semana

A forte chuva que chegou a Uberlândia e região neste sábado (3) provocou uma série de impactos em diversos setores da cidade. A Defesa Civil, ciente da possibilidade de 80% de chuva para este final de semana, emitiu alertas à comunidade e se preparou para atuar de forma a evitar graves problemas nos pontos atingidos pela chuva e vento.

Desde o final da tarde deste sábado (3), quando se deu o início do evento climático, equipes da Defesa Civil, das secretarias de Obras, de Trânsito e Transportes e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, bem como do Departamento de Água e Esgoto (Dmae), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Limpebrás têm atuado nas ruas para atender às diversas ocorrências. O trabalho conjunto é realizado para minimizar os impactos de destelhamentos, quedas de árvores, refluxos e pontos de alagamento. Segundo o capitão João Batista Afonso, diretor da Defesa Civil de Uberlândia, a previsão era de uma ocorrência de chuvas normal, mas a cidade foi surpreendida por uma formação de cúmulo-nimbus.

As equipes de manutenção do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) também realizam - deste a noite deste sábado (3) e durante todo o domingo (4) - reparos no sistema de abastecimento e esgotamento sanitário decorrentes da  forte chuva. Ao menos 50 ocorrências chegaram à central de atendimento. Além do trabalho de plantão, técnicos do departamento ainda auxiliam as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeitura em um esforço conjunto para realizar os reparos.

Foram atendidas mais de 20 solicitações de refluxo, desobstrução de rede e desinfecção de imóveis. Um dos principais motivos do refluxo é o descarte incorreto de lixo nas redes e as ligações cruzadas (quando a rede pluvial do imóvel é ligada na rede de esgoto). Isso provoca entupimento e posteriormente o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.

O Dmae precisou também fazer reparo na adutora de água e, por isso, o bombeamento da ETA Bom Jardim foi interrompido. Por conta desse serviço poderá faltar água em alguns bairros. A previsão de conclusão é até o início da noite desse domingo. O abastecimento se normalizará em até 12 horas após a finalização do reparo.

Ajuda da comunidade

O trabalho segue ininterruptamente até que todos os reparos sejam concluídos. É importante que a população colabore não jogando lixo nas redes e principalmente não descartando óleo e restos de comida na pia da cozinha ou jogando itens como absorventes femininos no vaso sanitário. “Esses materiais entopem as redes causando refluxo dentro do imóveis e rompimento da tubulação. Além disso o lixo descartado incorretamente entope as bocas de lobo impedindo o escoamento da água provocando pontos de alagamento”, explica David Thomaz, diretor adjunto do Dmae.

Fique ligado!

Telefones úteis:
- 199 Defesa Civil
- 190 Corpo de Bombeiros
- 115 Dmae

Principais atendimentos até agora:

- Mais de 50 quedas de árvores;
- 26 pedidos de correção de refluxos, desobstrução de rede e desinfecção de imóveis;
- manutenção nas elevatórias de esgoto nos bairros Shopping Park e Joana Darc;
- 15 poços de visitas (PV) precisaram de manutenção, sinalização e recolocação de tampa;
- sinalização e isolamento de vias que sofreram danos por conta da chuva;
- reparo em uma adutora e estabilização do sistema de bombeamento de água e de telemetria em virtude das ocorrências de queda de energia.

  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar

FOTOS E IMAGENS


Avenida Rondon Pacheco, 6400 - Tibery
CEP: 38.405-142 / Fone: (34) 3233-4300