Fale com o Dmae 0800 940 7272

NOTÍCIAS


  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar
14/06/2017 14:52 - Atualizado em 06/11/2017 12:09

Resíduos sólidos

Desde o dia 1º de janeiro de 2017, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dame) assumiu o gerenciamento da coleta de resíduos sólidos, tanto o resíduo convencional quanto o reciclável. A coleta é feita pela Limpebrás que detém a concessão do serviço. A absorção desta função foi realizada graças à reforma administrativa promovida pelo prefeito Odelmo Leão por meio do programa “Gestão Total” – elaborado pela atual administração municipal no intuito de permitir que o Executivo trabalhe com mais eficiência, economia e qualidade.

A medida também tem o intuito obedecer às exigências da Lei Federal 13.308/16, que trata sobre o Plano Nacional de Saneamento Básico e que deu novas diretrizes para o trabalho de manutenção preventiva das redes pluviais dos municípios. Diretrizes que foram acatadas, como destacam o diretor-geral do Dmae, Sérgio Vieira Attiê, para modernizar a máquina pública.  Isso sobretudo pelo fato de que, segundo ele, somente um órgão estará responsável por trabalhos benéficos à população que antes demandavam a atenção de equipes diversas da Prefeitura.

LEI ORDINÁRIA Nº 11.291/2012 → Institui o Plano de Saneamento básico do Município de Uberlândia  - Plano Consolidado dos serviços públicos de abastecimento de Água  e Esgotamento Sanitário, de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos e de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.

 

SERVIÇOS

 

Coleta de resíduos sólidos

É realizada em todos os bairros de Uberlândia. Para saber o dia e horário da coleta no seu bairro, ligar para 3257-8500.

 

QUANTIDADE COLETADA 

 

Coleta Seletiva

O Programa de Coleta Seletiva no município iniciou em Janeiro de 2011 como projeto piloto nos bairros Santa Mônica e Segismundo Pereira. Tem como objetivo incentivar a formação de Associações e Cooperativas de Catadores, além de conscientizar a população da importância de se reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos, tentando resolver os problemas de acumulação de lixo nos centros urbanos reintegrando-os ao ciclo industrial, trazendo vantagens ambientais e econômicas.

Os serviços de coleta seletiva em Uberlândia atende 29 bairros em dias específicos de acordo com a tabela abaixo. A população é orientada a colocar os materiais recicláveis a partir das 8 horas da manhã (coleta diurna) e 17 horas (coleta noturna) em frente sua residência ou comércio.

HORÁRIOS E LOCAIS da coleta seletiva

SAIBA MAIS - Como separar os resíduos

- ASSOCIAÇÃO E COOPERATIVA de catadores

 

OUTROS SERVIÇOS

Ecoponto

Cata Treco

 

  • Imprimir
  • Email
  • Compartilhar
Rua Martinésia, 245 - Aparecida
CEP: 38400-606 Fone: (34) 3233-4611