Fale com o Dmae 0800 940 7272

Reciclagem de Óleo de Cozinha


A coleta do óleo de cozinha usado para reciclagem é uma medida que precisa contar com o apoio crescente da população. Esta ação é benéfica para a preservação do meio ambiente e das redes de esgoto, além de colaborar com o trabalho das cooperativas de reciclagem.

O óleo de cozinha descartado de forma incorreta é altamente prejudicial ao meio ambiente, acarretando a contaminação das águas e do solo. Nas redes do Dmae, forma uma espécie de massa que entope os Poços de Visita, causando entre outros danos, o extravazamento de esgoto.

O próprio Dmae atua como ponto de coleta do óleo de cozinha usado, destinando as doações às cooperativas de reciclagem de Uberlândia que vendem o óleo para as usinas de produção de biodiesel, a melhor alternativa de reciclagem. “Mas as possibilidades de transformação são muitas, como a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e o biodiesel, que é um combustível 100% renovável”, explica Ângela Magalhães, da Gerência Ambiental do Dmae.

 

Veja como você pode dar destinação correta ao seu óleo usado na cozinha:

 

  • O primeiro passo é armazenar o seu óleo usado em Garrafas PETEstas garrafas fecham bem e não vazam, além de também serem recicláveis. Os recipientes de vidro se quebram com facilidade.
     
  • Devidamente armazenado, conheça os locais em que você pode encaminhar o óleo usado:

1)    Em qualquer quantidade, entregar na ETA Bom Jardim do Dmae (Avenida Nicomedes Alves dos Santos esquina com Rafael Marino Neto) ou em menores quantidades (até 10 unidades), entregar na Sede Administrativa do Dmae (Rua Martinésia, 245 - Centro) ou na Prefeitura Municipal de Uberlândia. 

2)    Encaminhar diretamente para as Cooperativas de Reciclagem, como a Coru, que aceita doações. Clique aqui para acessar a lista de contato das Associações e Cooperativas da cidade.

3)    Entregar os resíduos nos EcoPontos criados pela Prefeitura, distribuídos em vários bairros do município. Os EcoPontos servem como ponto de entrega voluntária de recicláveis e também recolhem óleo de cozinha usado. Para saber a localização do EcoPonto mais próximo da sua casa, ligar 3239-2800.

4)   Nos bairros em que a Coleta Seletiva é realizada, os moradores podem armazenar o óleo usado em uma garrafa PET bem lacrada e deixá-lo na calçada, próximo aos outros recicláveis. Confira os bairros atendidos pela Coleta Seletiva e a frequência de seu atendimento.

5)   Algumas redes de supermercados também recebem o óleo, assim como pilhas, baterias e lâmpadas que contêm substâncias danosas ao meio ambiente e à saúde, causando doenças fatais. É o caso do Supermercado Pão de Açúcar, em Uberlândia.
Saiba os endereços:

                       Supermercado Pão de Açúcar: Av. Nicomedes Alves dos Santos, 2222  Bairro Morada da Colina

                        6) Você também pode dispensar seu óleo nos seguintes locais: 

- Unidades do Dmae

- Sede Administrativa do Dmae na rua Martinésia, 245

- Centro Administrativo da Prefeitura – Av Anselmo Alves dos Santos, 600

Outros locais:

- Cooperativas de Reciclagem

- EcoPontos criados pela Prefeitura

- Coleta seletiva 

- Supermercado Pão de Açúcar: Av. Nicomedes Alves dos Santos, 2222

- Pontos de Entrega Voluntário (PEV's) localizados na praça Granja Marileusa; Aciub; Praça Clarimundo Carneiro, 256; Parque Munciipal Siquerolli; Parque Municipal Santa Luzia e Terminal Planalto 

  • Compartilhar
Rua Martinésia, 245 - Aparecida
CEP: 38400-606 Fone: (34) 3233-4611