Fale com o Dmae 0800 940 7272

Autarquia


Atribuições do Dmae

O Dmae é uma autarquia da Prefeitura de Uberlândia que dispõe de autonomia econômico-financeira e administrativa. Compete ao Dmae, com exclusividade: estudar, projetar e executar obras de construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável, de esgotos sanitários e saneamento de cursos d’água;  atuar como coordenador e fiscalizador da execução dos convênios firmados entre o Município e os órgãos federais e estaduais, em projetos e obras relativas aos serviços de água e esgoto;  operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água potável e de esgotos sanitários;  lançar, fiscalizar e arrecadar as tarifas dos serviços de água e esgotos e as tarifas ou contribuições que incidirem sobre os terrenos beneficiados com tais serviços; exercer quaisquer outras atividades relacionadas com os sistemas públicos de água e esgoto, compatíveis com leis gerais e especiais. Em 2017, o  Dmae assumiu a Divisão de Limpeza Urbana, ficando responsável pela administração da coleta regular de lixo e da Coleta Seletiva. O sistema de redes pluviais também está a cargo da autarquia.

História

Criado em 1967 pelo então prefeito, Renato de Freitas, o Dmae concretizou sua primeira obra em Sucupira para fornecimento de água potável aos moradores de Uberlândia e foi inaugurado no dia 23 de novembro do mesmo ano. A originalidade do sistema de tratamento e abastecimento fez da ETA Sucupira uma das construções sanitárias mais avançadas da época, possuindo o primeiro modelo de bombas movidas a turbinas hidráulicas, um sistema integrado com motores elétricos e a diesel no Brasil.

As unidades de tratamento bem como as redes coletoras para o sistema de esgoto foram implantadas de acordo com o crescimento da cidade, sempre com um alto índice de atendimento. A inserção de modelos automáticos em todos os seus processos e técnicas de maior eficiência concentrou-se nos últimos cinco anos e faz do Dmae um exemplo em processos e fornecimento de qualidade de vida à população.

 

  • Compartilhar
Rua Martinésia, 245 - Aparecida
CEP: 38400-606 Fone: (34) 3233-4611