Fale com o Dmae 0800 940 7272

Programa Escola Água Cidadã


Programa do Dmae leva educação ambiental às escolas

 

O Programa Escola Água Cidadã do Dmae tem 15 anos de história e já atendeu quase 250 mil pessoas. A previsão de atendimentos para 2017 é de 60 mil. O Peac, como é conhecido, tem como principal objetivo educar a comunidade para o uso responsável da água. Escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário, associações de moradores, empresas e muitas outras instituições podem expandir o seu conhecimento em saneamento e em ações de sustentabilidade ambiental.

O trabalho de educação ambiental é realizado por servidores do Dmae e estagiários de cursos de graduação. No decorrer do programa são passadas informações sobre o uso consciente da água, proteção e recuperação das nascentes dos rios, coleta seletiva e a importância de fazer o descarte correto dos resíduos em casa.

Os monitores falam sobre o uso da água e os serviços prestados pelo Dmae, por meio de seus sistemas de abastecimento público de água e esgotamento sanitário. Já os esclarecimentos e orientações sobre tarifa, tratamento de água, esgoto, funcionamento de hidrômetros, entre outros, são levados às salas de aulas e outros espaços como empresas e eventos promovidos pela comunidade.

Sendo os efluentes de esgoto e o lixo dois relevantes fatores de contaminação dos mananciais, o Programa Escola Água Cidadã tem dado ênfase em seu trabalho às contribuições que os diversos setores da sociedade podem realizar, visando oferecer longevidade aos rios e garantir o fornecimento de água na quantidade e qualidade necessárias ao abastecimento público.

Para alcançar estes objetivos e sensibilizar o público, têm sido produzidos materiais didáticos condizentes com a faixa etária do aluno, da pré-escola e fase introdutória ao ensino superior. Revistas, Cine Água, Teatro de Fantoche, jogos pedagógicos, brincadeiras lúdico-educativas, palestras e oficinas atendem à capacidade cognitiva dos estudantes de diferentes níveis.

Neste momento em que os recursos hídricos estão cada vez demandados pelas atividades econômicas e sofrem as consequências da degradação ambiental, o Programa Escola Água Cidadã assume um papel cada vez mais estratégico no apoio que oferece à comunidade escolar em seu trabalho de educação ambiental.

“Trabalhamos na formação de consumidores conscientes por meio dos nossos programas. O Dmae tem investido muito na educação ambiental e com isso já estamos vendo os resultados”, afirma o diretor geral Sérgio Vieira Attie.

As solicitações de atendimento e/ou visitas ao Peac devem ser feitas pelo telefone 3223-6027 ou pelo email escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.

Revista Planeta Água

A Planeta Água é uma iniciativa do Dmae, através de seu Programa Escola Água Cidadã, em favor da preservação dos rios. Em suas páginas, a autarquia mostra em detalhes como trata a água do Uberabinha e do Ribeirão Bom Jardim, mananciais que, generosamente, abastecem o município de Uberlândia. Da captação da água ao tratamento do esgoto, é significativo o volume dos investimentos em saneamento, nos levando a refletir sobre as nossas práticas cotidianas. Repensar antigos hábitos e adotar novas atitudes em relação à água, em prol do uso responsável dos recursos públicos e das necessidades das futuras gerações, é exercer a verdadeira cidadania. Acesse a revista:

Cartilha Turminha do Cerrado

Resultado de uma parceria entre as escolas de Uberlândia e o PEAC, a Cartilha Turminha do Cerrado é uma proposta de educação ecológica para as crianças da pré-escola. Criada em 2007, a cartilha reflete a vontade de informar aos alunos que suas atitudes, da mais simples à mais complexa, exercem impacto e podem influenciar positiva ou negativamente a sua qualidade de vida. Ao introduzir a criança na realidade cotidiana dos problemas ambientais, oferecemos os meios para desempenhar seu papel de cidadã na escola, em casa e nas suas relações com a cidade e com a gente de sua cidade. Aprender a compartilhar responsabilidades comuns, certamente, é o primeiro passo na formação dos nossos pequenos cidadãos. Acesse a cartilha:

 

Fique de olho no calendário de atividades de 2017:

19 a 25/03– Atividades comemorativas do Dia Internacional da Água

22 a 25/03 – Participação na FEMEC, no Parque de Exposições Camaru, mostrando o trabalho do Programa Buriti.

15/04 a 22/04– Semana da Terra e Conservação do Solo - visitas técnicas a fazendas que participam do Programa Buriti e a Cruzeiro dos Peixotos para apresentação do Projeto de Fertirrigação de Esgoto.

28/04– Dia da Educação – Palestras sobre sustentabilidade e conservação da água

17/05– Dia Mundial da Reciclagem – Ações e palestras sobre reciclagem e compostagem

05/06– Dia Mundial do Meio Ambiente – Circuito de palestras e concurso de fotografia para alunos do ensino fundamental e médio

11/09– Dia do Cerrado – Exposição e atividades, no Dmae e no Uberlândia Shopping

15/10– Dia do Consumo Consciente com atividades sobre o tema

  • Compartilhar
Rua Martinésia, 245 - Aparecida
CEP: 38400-606 Fone: (34) 3233-4611