Fale com o Dmae 0800 940 7272

Turbidez


Turbidez é um parâmetro no controle da qualidade da água

Os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano, — considerando padrões de potabilidade —, foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A turbidez é um dos parâmetros de qualidade para avaliação das características físicas da água bruta e da água tratada. O valor máximo permitido para água tratada é de 1 NTU (unidade nefelométrica de turbidez) na saída das estações de tratamento de água e 5 NTU em qualquer ponto da rede de distribuição.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) atende a população de Uberlândia, com 100% de água tratada, fazendo o controle da turbidez por meio de equipamentos automáticos. Estes equipamentos estão localizados em diversos pontos do processo de tratamento da água, permitindo avaliar a turbidez a cada cinco segundos, de maneira segura e confiável. 

A turbidez é uma medida que identifica a presença de partículas em suspensão na água, desde tamanhos grosseiros até os colóides. Os principais causadores da turbidez na água são areia, argila e microorganismos. Em geral, quanto menor for a turbidez da água filtrada mais eficiente será o processo de desinfecção.

  • Compartilhar
Rua Martinésia, 245 - Aparecida
CEP: 38400-606 Fone: (34) 3233-4611